MARKETING PESSOAL – 6 DICAS MATADORAS!!!

Tempo de leitura: 5 minutos

No último artigo (clique aqui para ler) nós introduzimos o tema “Marketing Pessoal”, onde esclarecemos o que de fato ele é e como nós devemos aplica-lo.

Em complemento ao primeiro, vamos neste artigo dar SEIS DICAS MATADORAS para você realizar o seu marketing pessoal de maneira a atrair a atenção para as melhores vagas do mercado! Vamos a elas…

# DICA 1: A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!

Estudos mostram que a primeira impressão ocorre entre três a trinta segundos, ou seja, tão rápido quanto um piscar de olhos. Sabendo disso, estar apresentável é decididamente um ótimo meio de começar.

Repare que não estamos falando em ser um modelo ou uma modelo e entrar em uma entrevista com todo glamour, porém deve-se estar vestido adequadamente ao local onde estará indo realizar a entrevista. Se em uma empresa mais jovial como as de tecnologia, um estilo casual é suficiente. Entretanto se a entrevista for em um renomado banco de investimentos internacional, a ocasião pede vestes formais.




 

# DICA 2: APRESENTE UM PLANEJAMENTO/PLANO DE AÇÃO.

Tanto em uma entrevista de emprego, quanto em uma reunião periódica com os seus superiores dentro de sua empresa, demonstrar que você domina o assunto abordado é essencial!

Parecer confuso sobre o que fala ou ter de consultar dados constantemente em papeis demonstra falta de preparação e conhecimento no assunto. Ter um plano de ação com um roteiro ou pauta do que você irá falar indica aos seus ouvintes credibilidade e perícia no tema, além de mostrar que você é uma pessoa organizada e dedicada quando assume uma responsabilidade.

# DICA 3: PRONTIFIQUE-SE!

Sabe quando seu chefe pede um voluntário e todo mundo vira o rosto ou tenta se esconder de alguma maneira do foco de atenção? Pois é, você e todos os seus colegas estão perdendo uma ótima oportunidade de mostrar pro atividade e serem prestativos.

Por vezes, mesmo que você não domine determinado assunto, somente o fato de prontificar-se e mostrar que está afim de aprender coisas novas e desafiadoras já é um grande passo rumo à promoção para um cargo melhor. Chefes adoram funcionários que aceitam desafios de peito aberto e lutam por novos conhecimentos.

# DICA 4: PARE POR UM INSTANTE E OUÇA!

Saber a hora de falar é importante para quem busca se destacar na multidão, porém saber calar-se por um instante e ouvir o que os demais tem a dizer é tão importante quanto.

Respeitar a opinião dos seus colegas de trabalho ou superiores é essencial àqueles que buscam cargos de confiança dentro de uma organização, uma vez que nesses cargos é comum existirem subordinados à vaga.

Apesar de todo o seu conhecimento e domínio na sua área, sempre é importante ouvir alguém que tem outra visão por outro ângulo sendo que, muitas vezes, você possui uma visão “viciada” e incapaz de observar pontos que quem chegou agora consegue visualizar.

Lembre-se: a opinião de todos dentro de uma empresa são validas e valem a pena ser ouvidas!

# DICA 5: MOSTRE O QUANTO VOCÊ É VALIOSO!

Existem funcionários que se pedem um relatório A, ele entrega A. Se pedem B, ele entrega B. E se não pedem nada? Ele não entrega nada!

Funcionários que só fazem aquilo que lhes é solicitado e ficam ociosos se ninguém solicita nada é o tipo de funcionário que ficará anos e anos no mesmo cargo sem nenhuma promoção para um dia, enfim, chegar a carta de demissão informando o desligamento da empresa.

Para não ser esse tipo de pessoa você precisa mostrar que está afim de crescer na empresa! Aprenda tudo que puder tanto da sua área como, se possível, das demais áreas. Ter um conhecimento macro de como funciona a empresa é fundamental para você futuramente ser o novo líder da equipe.

Ao demonstrar que está preparado para assumir múltiplas funções e responsabilidades, seus superiores verão o quanto valioso você é para a empresa e sempre pensarão em você quando estiverem planejando promoções.

# DICA 6: RESOLVA SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS.

Um coordenador, gerente ou até diretor geralmente possuem funções de administração e supervisionamento de pessoas e informações, tendo um olhar muito mais estratégico do que operacional, propriamente dizendo.

Sendo assim, quando um relatório chega às mãos de seu diretor é porque ele já passou por diversas outras “camadas” e está, por assim dizer, quase pronto, faltando apenas o de acordo da diretoria.

Mas imagine agora um grupo de funcionários que sempre levam todo e qualquer problema que possuem aos seus superiores para que estes resolvam as pendências por eles. É claro que isto incomodará os cargos mais altos, afinal, para que servem seus funcionários se estes não são capazes de enfrentar dificuldades?

A dica 6 remete exatamente a isso. Nós devemos tentar resolver de x maneiras as pendências e impeditivos que aparecem às nossas atividades diárias, buscando resolvê-las sem a necessidade de envolvimento dos cargos mais altos (com exceção de grandes problemas, é claro).

Um funcionário que demonstra mais soluções e menos problemas, com certeza chamará a atenção dos superiores por ser aquele colaborador com quem a empresa pode contar na “hora H”.




 

Conclusão

O marketing pessoal possui algumas “fórmulas prontas” com dicas que servem para a grande maioria de nós, podendo haver exceções específicas à determinadas áreas ou ramos de atuação.

Vale lembrar que um funcionário otimista, preparado e disposto a vencer desafios já é suficiente para chamar a atenção de qualquer chefe e que isso é uma grande oportunidade para crescimento.

Sendo assim, esperamos que você possa aplicar estas seis dicas matadoras de como realizar seu próprio marketing pessoal para vencer e crescer dentro de sua empresa ou ainda conseguir um novo emprego no mercado de trabalho!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta