MERCADOLOGIA – O QUE É?

Tempo de leitura: 2 minutos

exemplificar ou expressar determinada situação/sentimento de forma mais rápido, utilizando um termo que todos conheçam.

Podemos citar o “delete” do inglês que corresponde ao apagar em nossa língua, porém, mesmo assim as pessoas insistem em dizer “deletar” em um misto de português e inglês.

Muitas palavras simplesmente ficaram impregnadas em nossa cultura e traduzi-las seria extremamente estranho. Um exemplo disso é o “happy hour” que se transformaria no “hora feliz”. Você consegue imaginar alguém te convidando pra uma “hora feliz”?

Uma palavra bastante conhecida por nós brasileiros que acabamos por incorporar foi o Marketing, que por si só já é conhecida por todos nós. Mesmo assim, muitas pessoas tentam traduzir o marketing para mercadologia, tentando aproximar um pouco mais do nosso idioma.

Mas saiba que existe uma diferença, pequena, mas significativa entre esses dois termos, o que pode mudar totalmente o sentido da frase de acordo com o que você está dizendo. Vamos à explicação!




 

Marketing x Mercadologia

A definição de marketing resumidamente pode ser posta como:

“Conjunto de técnicas, métodos e processos que visam atender as necessidades dos clientes criando, comunicando, entregando e trocando ofertas de produtos e serviços que tenham valor para os eles, visando também o desenvolvimento das vendas e correspondendo aos objetivos da empresa.”

(Para ler a definição completa de Marketing clique aqui).

Já mercadologia pode ser definida como:

“Conjunto de tarefas e atividades que visam atender de forma adequada o mercado através de seu estudo, planejando a distribuição de seus produtos, operando lucrativamente, respondendo às necessidades/gostos/hábitos e preferências dos consumidores e agindo de acordo com a competição com o propósito de conquistar a maior parte possível do mercado consumidor”.

Sendo assim, o marketing está mais voltado “para fora” da empresa com foco em como atingir o consumidor de forma eficaz, enquanto que a mercadologia está mais voltada “para dentro” com os olhos na companhia, buscando informações relevantes para a que o marketing atue diretamente com o consumidor.

Uma boa analogia para entender esses dois termos pode ser resumida na frase abaixo:

“A mercadologia recolhe dados e as transforma em informações. O marketing recolhe as informações e a transforma em conteúdo”.

Se gostou compartilhe com os amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta