MOBILE MARKETING – O QUE É?

Tempo de leitura: 3 minutos

Chegamos à era digital e a empresa que querer remar contra a maré estará perdida no antigo meio de fazer marketing. Mas quais são as novas tendências de marketing no mundo pós-revolução digital?

Nós aqui no site já listamos alguns dos principais meios de sobreviver à concorrência, dentre eles:

Marketing Digital

E-coomerce

Marketing Cultural

Web Marketing

No artigo de hoje, vamos apresentar então mais um dos métodos de marketing que o marketeiro do futuro pode utilizar como ferramenta para divulgar sua marca e construir um relacionamento com o público: o mobile marketing.

O que é Mobile Marketing?

Mobile marketing (ou M-Marketing), como o nome já indica, é o marketing voltado às ações que ocorram exclusivamente em aparelhos “móveis”, tais como smartphones e tablets. Este tipo de marketing possui também a característica de focar no público alvo que está quase que 100% do tempo conectado através de seus gadgets.

Dentre as principais ações que o mobile marketing se utiliza para comunicação nós temos: e-mail, sms, hotpages, redes sociais e APPs.

Estas ferramentas podem ser utilizadas para diversos meios de comunicação, tais como:

  • Divulgação de um novo produto
  • Teste A/B
  • Campanhas virais
  • QR Code Marketing
  • Mailling marketing
  • Pesquisas de satisfação




 

E quais as vantagens do mobile marketing?

A grande vantagem do mobile marketing é que ele é um tipo de marketing de alto impacto, ou seja, atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, instantaneamente uma vez que as pessoas estão quase o tempo todo ao celular, é expansível (viral) e possui um elevado poder de interação.

O mobile marketing é um dos meios de propagação mais eficientes quando a maioria dos usuários possui um alto nível de interação com seu celular estando ele quase sempre ao alcance das mãos.

Quando recebemos uma notificação em nossas telas, a maioria de nós tende a responder rapidamente a qualquer e-mail ou mensagem, podendo o material ser propagado aos nossos amigos e conhecidos caso achemos interessante o conteúdo recebido.

Este tipo de marketing é também uma poderosa ferramenta de comunicação quando a utilizamos junto às redes sociais. Atualmente o Facebook ultrapassou o número de 350 milhões de usuários que se utilizam ativamente da plataforma para se comunicar, realizar compras, buscar produtos e etc..

A vantagem do mobile é também a personalização da criação de conteúdo, uma vez que os dispositivos móveis hoje realizam a coleta de milhares informações sobre seus usuários, permitindo que as companhias desenvolvam campanhas de marketing específicas para cada tipo de público, sendo que estes os receberão em seus dispositivos anúncios relacionados com seu perfil de consumidor, aumentando em muitas vezes as chances de compra.




 

Além dos dados de perfil, o mobile marketing se utiliza de ferramentas como o GPS para saber onde cada pessoa se encontra, podendo ele enviar diferentes tipos de mensagens de acordo com o local como, por exemplo, propagandas sobre cinema, shoppings e restaurantes no caminho do usuário.

Perigos do Mobile Marketing.

Como tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo, é comum que as pessoas nessa nova era digital se sintam invadidas, espionadas e coagidas pelos diversos programas e sistemas aos quais somos obrigados a utilizar no mundo online.

Muitas empresas ao coletarem informações pessoais dos usuários com o intuito de realizar o mobile marketing, podem estar sendo invasivos demais ao descobrir fatos muito íntimos, os quais os usuários não gostariam que fossem divulgados.

Então muito cuidado na hora de mandar um e-mail marketing, SMS ou publicar algo nas redes sociais, uma vez que, do mesmo modo que uma campanha pode se tornar viral para o bem, a reputação de uma empresa pode vir abaixo com apenas um mal entendido.

Então é isso! Se curtiu o artigo não deixe de compartilhar com seus amigos (viu, nós do Mkt sem Segredos também fazemos mobile marketing)!!!

Até a próxima!

Deixe uma resposta