PSICOLOGIA DAS CORES – O QUE É?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já olhou para alguma marca e sentiu fome? Sede? Tranquilidade? Raiva? Seria alguma mensagem subliminar nos enviando instruções de sentimentos ou apenas foi uma grande coincidência?

No marketing todos os itens que compõem uma campanha publicitária, um logotipo, banner ou qualquer outro tipo de comunicação possui elementos que foram desenvolvidos para despertar os mais variados tipos de emoções e sentimentos em todos nós.

Para entender como isso funciona, vamos ao artigo de hoje: a psicologia das cores.

Cores, razões e sentimentos.

Em outro artigo, nós já relatamos como marketing e psicologia se unem para entregar melhores resultados (clique aqui para ler) e uma das ferramentas psicológicas no marketing é justamente a utilização de cores para estimular sensações nos potenciais consumidores.

Apesar de alguns ainda dizerem “que bobagem esse negócio de cor, pois é tudo igual”, existem estudos que comprovam a correlação de determinadas cores com a percepção de determinados sentimentos nos participantes dos experimentos.

Segundo informações coletadas no site “Viver de blog”, pesquisas apontam que:

a) No momento da compra de um produto, 93% das pessoas afirmam observar o aspecto visual do produto enquanto 6% reparam na textura e 1% através do som ou cheiro. Sendo assim, a “primeira impressão” ou mais ou menos 90 segundos, são o que uma marca tem para conquistar o cliente.

b) As cores podem ser responsáveis por 60% de aceitação ou rejeição de um produto, sendo que os anúncios coloridos são 42% mais vistos que os anúncios em preto e branco.




 

c) Dois em três consumidores não compram determinado produto se este não estiver em sua cor favorita.

Significados das cores.

Quando vamos aprendendo e tendo experiências ao longo da vida, nosso subconsciente capta diversos elementos dos cenários em que vivenciamos determinada situação e isso fica implícito em nossos cérebros. Cores, sons, cheiros… tudo isso pode ser utilizado para trazer lembranças passadas e estimular sensações positivas ou negativas no expectador.

Apesar de cada pessoa ter experiências pessoais com ligações sentimentais únicas, o estudo da psicologia das cores nos diz que existe um certo padrão na criação de sensações de acordo com cada cor. Este padrão pode ser visto abaixo:

Então é isso… agora que você conhece quais as cores e seus significados, suas campanhas de marketing podem ser muito mais eficientes!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!!

Até a próxima!

Deixe uma resposta