WEBMARKETING – O QUE FAZ?

Tempo de leitura: 4 minutos

Em pleno século XXI, algumas coisas que anteriormente não eram sequer conhecidas, tornaram-se essências em um mundo rodeado de tecnologias. Smartphones, televisões de última geração, carros inteligentes e muitos outros gadgets… tudo isso não era sequer sonhado pelos nossos avôs e pais.

Mas dentre todas estas coisas, exista uma que é intimamente ligada ao nosso dia a dia e que sem ela hoje não somos mais nada: a internet. Tudo hoje é realizado por ela e se você não está conectado, você está literalmente desligado do mundo.

Sabendo disso, muitas empresas perceberam que cada vez mais o marketing migraria do presencial para o mundo digital e dessa forma resolveram investir nessa nova modalidade de marketing.

Mas qual é essa modalidade? Como ela é feita? A quem se destina?

Para responder essas e outras perguntas, vamos ao artigo de hoje… o mundo do Web Marketing.

O que é Web Marketing?

Antes de nos aprofundarmos no que é o web marketing, que tal relembrarmos o que é o Marketing propriamente dito?

“A palavra marketing tem origem da palavra inglesa “market” que significa mercado e “ing” que é adicionado as palavras indicando ação, mais ou menos como o nosso gerúndio. Sendo assim, marketing pode ser traduzido em mercado em ação, ação no mercado ou ainda mercadologia.

O marketing é um conjunto de técnicas, métodos e processos que visam atender as necessidades dos clientes criando, comunicando, entregando e trocando ofertas de produtos e serviços que tenham valor para os eles, visando também o desenvolvimento das vendas e correspondendo aos objetivos da empresa”.

Bom, agora que eu sei que marketing é um método de criação e divulgação de um produto ou serviço para a demanda de um cliente, fica muito mais fácil entender que o Web Marketing (WM) faz a mesma coisa… só que online.

Então o que o WM visa fazer é:

1º) Aumentar as vendas das empresas;

2º) Criar valor para marca e fortalecer seu nome no mercado que atua.

3º) Expandir o alcance da empresa e prospectar novos negócios.

A única diferença entre o marketing tradicional e o WM é o canal que estes se utilizam para atingir seus objetivos, sendo que o primeiro utiliza os meios tradicionais (TV, jornais, revistas, rádio) e o segundo os meios digitais.

No WM, há diversas formas de atingir o cliente, seja com a criação de um blog, com a divulgação de sua marca através de um site, com os famosos adsenses ou ainda com o indispensável e-mail marketing.




 

Um ponto positivo do WM é a versatilidade que o profissional de marketing tem a sua disposição para a criação de campanhas publicitárias e conteúdo, uma vez que ferramentas como o Google Analytics permitem que valiosos dados sejam extraídos facilmente, podendo a empresa criar campanhas direcionadas a cada tipo de cliente, obtendo maior sucesso em sua conversão de vendas, quando ele apresenta produtos específicos para públicos pré-selecionados.

Só no Google Analytics nós temos como saber:

i. Dados demográficos: idade, sexo, renda média.

ii. Dados geográficos: região em que residem.

iii. Comportamento online: quais os interesses dos seus clientes, que sites visitam, como chegaram ao seu site.

Com as ferramentas que o Web Marketing nos dá, a criação de campanhas e produtos personalizados se tornou muito mais fácil e prática, permitindo entender o processo de compra de cada consumidor em potencial e oferecendo a ele exatamente o que ele deseja (ou que você fará ele descobrir que deseja!).

Vantagens do Web Marketing

A vantagem do WM está também em sua praticidade, principalmente para as pequenas e médias empresas. No mundo físico, imagine você abrindo a sua própria livraria, comprando um estoque de livros, contratando funcionários e tudo o mais. Só de cabeça eu consigo listar para você gastos com o aluguel da loja, despesas com funcionários, impostos diversos, gastos com água e energia e etc..

Além disso, você ainda terá concorrentes muito maiores do que você (Saraiva, Cultura, Siciliano) as quais já estão estabelecidas no mercado brasileiro e que possuem enormes vantagens competitivas contra quem está começando.

Já na internet, caso você abra um site ou blog sobre livros, seus custos caem vertiginosamente, uma vez que você pode trabalhar sozinho, da sua própria casa e ainda competir de igual para igual com grandes empresas.

Mas como assim “Competir de igual para igual”?

Na internet, vence quem consegue desenvolver a melhor estratégia e se você quer saber, com o WM todos tem acesso às mesmas ferramentas, dependendo muito mais de quem está desenvolvendo a estratégia de web marketing, do que da quantidade de dinheiro que você possui para investir nela.

Dentre as ferramentas indispensáveis para quem quer alavancar seu negócio, nós podemos citar:

a) A criação de um blog.

b) Interação da empresa com clientes através das mídias sociais.

c) SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing)

d) Programas de afiliados

e) Co-marketing

f) Endomarketing

Então é isso! Agora você sabe o que é o Web Marketing e quais as ferramentas utilizar para trabalhar com ele. Se gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta